quarta-feira, 11 de março de 2015

O que ingerir antes do treino?


Muita gente me pergunta por que, por ser nutricionista, não exploro mais o blog sobre dicas de alimentação saudável. Bom, pra começo, é porque esse não é exatamente o foco que tive no blog. Sou louca, apaixonada pela minha profissão, mas acho que já tem gente demais dando pitaco por aí. Então pensei: serei mais uma. Mas.. como a procura está realmente enorme, resolvi ceder aos pedidos de vocês e ir direto no ponto que mais me perguntam: o que ingerir antes do treino?

Vamos lá: alimentação saudável e dieta são coisas completamente diferentes, ok? Eu brinco com meus clientes o seguinte: dieta inicia na segunda e termina na sexta (isso quando chega até sexta). E ter uma alimentação saudável é algo que levamos pra vida toda. Certo? Não que vocês vão se privar de comer o que gostam pro resto da vida, vão sim, mas de forma bem regrada. Sabe aquele clichê 'sacrifício temporário, recompensa sempre'? Então, é bem isso.
Nada de termos técnicos, nada de texto científico. Se vocês procuram isso aqui, peço que se encaminhem pro setor do google acadêmico. Rss..
PONTO PRINCIPAL: HIDRATAÇÃO.
Água: sempre. Hidratação é primordial tanto pra quem é ativo, quanto pra quem é sedentário. O ideal seria que a ingestão fosse feita sem que houvesse sede. A sensação de sede já é um alerta de que o organismo está dando: "Oi, eu preciso de água! Tem alguém aqui desidratando!" E não. Isso não pode acontecer. 2-3L de água diariamente é o que todos os seres humanos devem ingerir, treinando ou não treinando.


MAS SIM... E O QUE COMER OU NÃO COMER ANTES DO TREINO?
O que comer antes ou depois do treino tem algumas variáveis, tais como: intensidade, duração, descanso e horários. Não tenho como fazer uma orientação nutricional de forma generalizada pra todos vocês, ainda mais pela internet,  isso é completamente antiético, além de super errado. Cada indivíduo tem sua particularidade, então fica inviável dizer o que você tem/deve comer ou não. Ok?
NÃO VOU DESAPONTAR VOCÊS...

Mas, de forma geral, posso dá algumas dicas bem curingas e gerais sobre o assunto.
Algumas frutas que vocês podem ingerir antes do treino são: cereja, pêra, maçã, ameixa vermelha, pêssego, laranja - são frutas que liberam açúcar de forma mais lenta pro sangue. E, sempre, prefira a fruta do que o suco. Mesmo sendo natural. Ao ser feito o suco, a fruta perde alguns nutrientes que são essenciais. 

Pós treino (lembrem que isso varia muito do horário do treino, ok?): Vitamina E (óleos, sementes, gérmen de trigo e ovos); Vitamina C (acerola, goiaba, caju, brócolis, morango, kiwi, espinafre); carotenóides (abóbora, cenoura, melancia, tomate, mamão); Zinco (marisco, carne vermelha, fígado); Selênio ( castanha do pará, aves, carne vermelha, grãos de aveia e arroz integral); Ácido graxo ômega-3 (salmão, atum, óleo de linhaça).
Antioxidantes após o treino, de forma geral, são importantes pois bloqueiam a ação dos radicais livres que foram formados durante o treino.
Hidratação: conforme falado antes 2-3L/dia. Parece muito né? Mas não é. Principalmente pra quem faz atividade física, seja musculação, pilates ou qualquer outro esporte, é de ultra importância pois durante essa maratona de exercícios nosso corpo perde muito líquido e precisa ser reposto de forma imediata. Tanto antes, quanto durante, quanto depois também.





TA, DENI, BELEZA. MAS E SUPLEMENTAÇÃO?

E, pra finalizar, suplementação: você sabia que ela pode ser uma vilã? Você sabia que ela pode ser prejudicial a sua performance em vez de auxiliar na mesma? O que acontece: a suplementação, como o nome mesmo sugere, é pra complementar a sua alimentação. Algo que a alimentação está em deficiência. MAS... lembram das variáveis? Lá vem elas de novo: intensidade, duração, descanso e horários. E o principal: o que eu uso pode ser bom pra mim, mas não necessariamente é interessante a você. Nem tudo que eu ingiro o teu organismo pode aceitar bem.

E o principal: SOMENTE NUTRICIONISTA (de preferência esportivo) PODE PRESCREVER UM SUPLEMENTO NUTRICIONAL
Sabe aquele cara marombado que trabalha naquela certa loja de suplementos?
Sabe aquele seu amigo que malha há dez anos? 
Sabe aquele seu personal super top das galáxias? 
Se eles não tiverem formação como nutricionistas ou especialização em nutrição esportiva, eles NÃO SÃO APTOS PARA PRESCREVER SUPLEMENTO ALIMENTAR.
Whey protein? Creatina? BCAA?
Isso fica para um próximo post.

Beijo da Nutri!
@denilzefranca

13 comentários :

  1. Achei super bacana o post.
    Gostei mesmo.. A gente tem mania de procurar na net ou consultar alguém que conhecemos o que comer ou deixar de comer.. E na verdade, temos que ir ao nutricionista. Cada pessoa tem uma metabolismo diferente e assim, reage diferente..
    Eu tô na luta pra marcar pelo plano, tenho que passar por um clínico pra conseguir o encaminhamento. Falta agora o tempo de ir no clinico.. Ow coisinha dificil.. Mais vamos lá..
    Mesmo antes de ir a nutri, já comecei tirando todas as besterias que andavam comendo e voltei pra academia.. Já senti uma melhora danada.. #Adeubolotinha..
    Na espera pelos próximos posts..
    Big bjo
    Blog MakeeandoGrupo no Facebook - Super Blogueiras (Makeeando)Fan PageInstagramYouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Paulinha! Já começou bem. Tirando as bobagens da alimentação e praticando atividade física! Não esquece de tirar o antes e o depois e postar no blog! Beijoo e obrigada!

      Excluir
  2. Olá Denilze,

    Confesso que sou dessa que malha e come certinho até a sexta, no fds parece até que estava passando fome.

    Adorei a dica do Omega-3 após o treino, irei inclui-lo com certeza.

    Beijos

    Blog da Joanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post foi útil, Anna Paula! Pode nãao... Rsss
      Não coloque 'no lixo' em um fim de semana o que você conquistou durante a semana toda! =)
      Bjooo

      Excluir
  3. Que legal amôura !

    Sou a pessoa mais sedentária do mundo (e tenho vergonha de dizer isso huahua) mas gosto de saber dessas coisas pq, como o exemplo da água, tem varias coisas aí importante pra todo mundo.

    Beijo lindonaaa !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, começa aos poucos! Começa com uma caminhada de 30 min/dia, depois vai evoluindo aos poucos! =)
      Bjooo

      Excluir
  4. Adoro esses posts de alimentação, já to ansiosa pelos próximos!

    Quando puder fala sobre "detox", é sempre bom ter a opinião de um profissional.

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ju! Foi falar sim! Obrigada pela sugestão! beijo grande

      Excluir
  5. To be honest, I like your blog very much! I think that you do a great job! I know that blog requires much time, but keep doing it!

    Diana Cloudlet
    http://www.dianacloudlet.com/

    ResponderExcluir
  6. Posts de alimentação sempre fazem o maior sucesso! adoro ler!
    bjsss

    www.bahrodrigues.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bah! Vou explorar mais esse meu lado =)

      Bjoooo

      Excluir
  7. Aproveita que você tem o conhecimento correto sobre o assunto e continue fazendo posts assim por que tem muita gente por ai que não é nutricionista e quer dar dicas de alimentação. Pra mim é complicado ter que fazer exercícios, mas na alimentação eu tento comer de tudo e poucas guloseimas. E continuo na luta para conseguir uns quilinhos a mais por que não consigo engordar. Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adriana! Obrigada de verdade =). Você já começou pelo lado certo! Tirou as 'bobagens' da sua alimentação! É um inicio, um bom inicio!
      Bjoo

      Excluir

Obrigada pela visita!
Volte sempre!
Bjs
@denilzefranca